sábado, 26 de maio de 2012

Entre o Sonho e a Realidade

Olá, pessoal, tive a oportunidade de estar ontem à noite (sexta-feira, 25/6/12) no novo O Bar Almanaque, o qual se encontra, agora, no Gonzaga, Rua Euclides da Cunha, 97, no mesmo prédio do  Conservatório Gilberto Mendes. O evento que aconteceu por lá foi o lançamento do quarto livro de poesias da Regina Azenha, uma artesã e poeta muito conhecida aqui de Santos e região.


O evento foi deveras agradável, com o som ao vivo de Luiz Cláudio de Santos que, aliás, acaba de lançar CD autoral. Com a assessoria de imprensa de André Azenha (com quem Regina divide o livro anterior Poesia a Quatro Mãos), o evento foi bastante concorrido, com representatividade de vários segmentos culturais daqui da Baixada. Aliás, mérito seja dado: no geral, a imprensa de Santos tem divulgado fartamente os eventos da área cultural, tanto a mídia impressa quanto a televisiva, das quais posto apenas uma das notas aí embaixo. Em breve, a Regina deve divulgar as entrevistas dadas à televisão.

Clique na imagem para ampliar

O livro intitula-se Entre o Sonho e a Realidade, com capa do artista plástico Waldemar Lopes e prefácio de minha autoria. Desde o convite feito por Regina para que eu prefaciasse o livro, fiquei muito lisonjeado, tanto pela amizade de Regina quanto pela sua qualidade poética, por ser autora que põe o coração na ponta da caneta. Então, poder participar  desse momento especial na vida de Regina Azenha, também ao lado de Waldemar Lopes, é motivo de satisfação e orgulho, um desses momentos em que a gente vê o esforço no aprimoramento técnico recompensado.


O livro conta com o apoio dos sites CineZen, Culturamente Santista e, também, de O Bar Almanaque. No lançamento, também da Vídeo Paradiso.

Pessoas de qualquer região do Brasil interessadas em adquirir o livro podem entrar em contato com a autora: www.reginaazenha.com ou via Facebook.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

FALAR - Feira Alternativa de Arte

Olá, amigos, amantes da arte e da literatura. Hoje gostaria de convidar nosso leitor para participar de um  evento gratuito que acontece aqui em Santos, em 19 de maio, sábado, e no qual estarei presente: é o FALAR - Feira Alternativa de Arte.

Clique no cartaz para ampliar

Esse evento comemora os dez anos do CPL - Clube de Poetas do Litoral, fundado e dirigido pela Cláudia Brino, poetisa e agitadora cultural mais do que conhecida, não somente aqui na Baixada Santista, mas cujo nome já transcende (e muito) a nossa região. A Cláudia, além da coordenação do CPL, é poetisa, fotógrafa e ativista cultural. Também é a criadora da Editora Costelas Felinas, além de coeditora da revista lítero-poética Cabeça Ativa.

Ufa... e para quem pensa que isso é tudo, quem não conhece bem a Cláudia Brino, ou seu marido Vieira Vivo, ainda realizam estudos literários, concursos e eventos como esse, que tem o intuito de comemorar os 10 anos do CPL.

Em resumo: na FALAR, vai ter o maior agito. Vão estar presentes mais de 40 artistas de distintos gêneros: poetas, escritores, artistas plásticos, artesões, fotógrafos e músicos. A quase totalidade, expondo e disponibilizando seu trabalho ao visitante, em condições diferenciadas do mercado. É a arte da resistência, daqueles que amam o que fazem e, independentemente das dificuldades existentes, estão aí, produzindo e divulgando seu material.

Do meu lado, estarei expondo três livros: "Contempoemidade - olhares sobre o espaço que nos cerca" (antologia poética); "Bala com Bala" (romance policial) e "Espelhos de Cristal" (contos fantásticos); todos eles disponíveis à venda, com valores abaixo do mercado. Porém, somente neste dia, nesta feira.


E fico contente pela presença de meu amigo Ari Mascarenhas, de Itapecerica da Serra, com quem participo em  "Contempoemidade", antologia por ele organizada, a qual também será por ele exposta neste evento, além de seu livro autoral "Fruto Vermelho", no qual relata sua trajetória poética. O Ari trabalha na Algol Editora e é o editor responsável pelo selo Mirfak, de São Paulo. Sua presença muito nos lisonjeia e enriquece pois, além de editor, também é pós-graduado em Teoria da Literatura e, atualmente, mestrando pela USP nesta mesma área.

Ari Mascarenhas com a poetisa Gabriela Malheiros, lançamento de
"Contempoemidade" na Livraria Cultura de São Paulo (arquivo pessoal)

Bom, como vocês já perceberam, a turma é de pesada, gente da maior qualidade, que pode ser conferida no blog do CPL:


Para maiores detalhes, clique no link aí em cima, lá no cartaz do início (que ele amplia) ou anote os dados aí embaixo:

FALAR - FEIRA ALTERNATIVA DE ARTE
Sábado: 19 de maio de 2012.
Das 15h às 20h.
Rua Padre Visconti, 8
Santos (Embaré) - SP
Ao lado da igreja Santo Antônio do Embaré
Entrada Gratuita

Fico te esperando. É no sábado à tarde, num horário extenso e, com certeza, você irá reencontrar com vários amigos ou, no mínimo, conhecer gente interessante. Haverá apresentações musicais e exposições diversas: aproveite.