terça-feira, 24 de abril de 2012

Literatura e Cinema


Olá, amigos do blog, nesta semana vou passar uma dica de evento imperdível aos amantes da Arte em geral. Trata-se de um módulo de literatura e cinema que acontece na Aliança Francesa de Santos cujo tema será “A Provença de Giono e Pagnol na arte da escritura e da imagem”.


Como orientação, Provença é uma denominação geográfica que abrange determinadas regiões do sudeste da França, cujos limites não me cabe aqui determinar, porém, de uma beleza rica e estonteante. E, a partir desse cenário, escritores e cineastas dela fizeram uso — incluindo Jean Giono (1895-1970) e Marcel Pagnol (1895-1974), artistas contemporâneos em sua arte.


Jean Giono foi romancista, com sua obra inspirada principalmente por sua Provença, acrescida de uma visão panteísta. Pelo que sei, também atuou em outras áreas, expressou-se artisticamente em vários gêneros. O restante desta obra, a gente toma conhecimento lá no dia.


Marcel Pagnol foi dramaturgo e cineasta, membro da Academia Francesa de Letras. Igualmente a Giono, retrata Provença. Entre seus filmes mais conhecidos, “A mulher do padeiro”.


Pois bem, o módulo de literatura francesa será divido em duas partes. Dia 27/04, nesta sexta-feira, das 17h30 às 19h30, “Jean Giono — O homem e sua obra”, pela professora Myriam Kühne. E dia 04/05, na sexta-feira seguinte, no mesmo horário, “Marcel Pagnol e a arte do cinema”, com a professora Gisela Guidi.

O evento necessita inscrição antecipada, pois o auditório tem capacidade para apenas 30 lugares, e terá o valor simbólico de R$ 20,00 — com emissão de certificado para aqueles que comparecerem nos dois dias.

Onde será? Pode anotar e telefonar em seguida:

ALIANÇA FRANCESA – SANTOS
Rua Rio Grande do Norte, 98
Pompéia – Tel. (13) 3237.2403

Para quem conhece a qualidade das palestrantes, ama a cultura e a literatura francesa: evento imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário