sábado, 15 de setembro de 2012

Duas perguntas (e nenhuma resposta) sobre futebol

Danilo
(clique e veja o brinquinho)
Ocorre o seguinte, nesses dias eu vi na televisão o jogador Danilo, atualmente no Corínthians, dando uma entrevista e rodeado de  repórteres. O que me chamou mais atenção, porém, é que sempre achei o Danilo, além de um excepcional jogador, um sujeito bastante sério e equilibrado e, para minha surpresa, ele estava de brinquinho e correntão de ouro, daqueles que estão acostumados a usar tanto os jogadores quanto os pagodeiros de plantão.

Confesso, tem uns jogadores que, em minha opinião, fogem da mediocridade que é o futebol, como sempre considerei este jogador a quem me refiro. Aliás, acompanho entrevistas do Danilo desde quando jogador do São Paulo Futebol Clube. Então, ao vê-lo embarcando nessa mesma onda, exclamei em voz alta: "Até tu, Brutus?".

Portanto, aqui vai a primeira pergunta:

Por que jogador de futebol gosta tanto de usar brinquinho?


Neymar Júnior

Léo Moura

Ronaldinho Gaúcho
Por favor, eventuais respostas podem ser postadas nos comentários.

A segunda questão é deveras interessante. Não sei onde nem por quê, algum jogador resolver tirar a camisa e começar a girá-la ao vento após marcar um gol, outros, a lançá-la fora, e tal procedimento se espalhou feito epidemia. 

Ballotelli
Em minha opinião, que curto futebol bastante de longe, é uma baita burrice, pelos seguintes motivos:

  • Por orientação da FIFA, o sujeito leva cartão amarelo;
  • Se já tiver um cartão amarelo, leva o segundo, portanto, toma o vermelho e é expulso;
  • Cada cartão implica um pagamento de multa;
  • E pior: no momento em que todas as televisões estão de olho (no momento do gol), exatamente nas cenas que serão repetidas inúmeras vezes, e em certos casos munto afora, o sujeito tira a camisa de modo a que NÃO APAREÇA O NOME DO PATROCINADOR TAMPOUCO O ESCUDO DO CLUBE.

Então, imagine, você patrocinador fecha um contrato de parceria com um clube, os jogadores se beneficiam disso, deseja divulgar a sua marca e, exatamente no momento de maior divulgação, de  mais pontos no Ibope, de forma ensandecida, o tal jogador joga a sua marca (e a do clube) ao léu, apenas para mostrar os músculos (?!).

Está lançado o segundo enigma, portanto, faço a seguinte pergunta:

Por que jogador gosta tanto de tirar a camisa quando faz gol?


Será que os clubes abatem essas multas do ganho do jogador? Duvido. Será que os patrocinadores não reclamam com os clubes? Acho estranho.

Jogadora da Colômbia
Até no futebol feminino a moda já pegou, apesar delas usarem um protetor de seios (foto acima). 

São duas questões que, honestamente, me intrigam e peço ajuda aos visitantes do blog que me ajudem a esclarecer.

  
Bastian Scheinsteinger

E, para finalizar, quanto aos brinquinhos, para quem tiver interesse, deixo abaixo o modelo que encontrei no Mercado Livre, recomendado "para jogadores e para pagodeiros".

Aliás, com o frete grátis.


 Por hoje, é só. Abraço aos amigos.

2 comentários:

  1. Bom, vou tentar responder as duas questões ou ao menos exprimir o que penso sobre.

    Brincos:
    Brinco nada mais é do que uma jóia. Assim como a mulher gosta de ter um belo brinco, não apenas para ornar sua beleza como também para ostentar uma provável vida bem sucedida de riqueza ou glamour.
    Para os jogadores, não é diferente. Para quem ganha o suficiente para comprar vários apartamentos em apenas um mês, muitos deles gostam de ostentar isso; que levam uma vida de riqueza e glamour. Quanto mais diferentes e exclusivos, melhor.

    Sobre a camisa já é mais complicado.
    Creio que a regra de punição ao jogador recebendo um cartão amarelo mediante essa atitude se deve justamente por pressão dos clubes e dos patrocinadores, pois, como bem disse, ao tirá-la em uma comemoração ficam ocultos o símbolo do clube e os patrocinadores.
    Agora, por quê essa atitude? Acredito que mostrar o físico, a força, o corpo desnudo, seja uma forma primitiva de manifestação de poder, algo até instintivo.

    Jóia, em geral, é uma forma de manifestar o poder material, enquanto tirar a camisa é uma forma de manifestar o poder físico.

    ResponderExcluir
  2. OK, Rafael, abraço e obrigado pela participação, e acho que é esse o caminho mesmo dos principais motivos.

    ResponderExcluir