domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

Estamos próximos de mais um ano: algo se finaliza, algo se inicia.

Para a minha surpresa, o mundo não acabou, nem em 12/12/12 tampouco em 21/12/12. As profecias e os calendários maias erraram, a menos que o mundo acabe entre este domingo à tarde e a noite de terça-feira (o que não acredito mais que aconteça).


Todo final de ano é época de reflexão, quando costumamos avaliar quais dos nossos projetos foram efetivamente realizados e quais deixamos de lado ou, se preferir, quais morreram ou quais foram postergados no meio do caminho.

Poderia fazer uma retrospectiva de 2012, porém, assisti a feita pelo Globo e o amigo do blog que tiver interesse, acredito, ganha mais buscando o programa pelo YouTube.

Porém, como meu blog tem um caráter pessoal (afinal está em meu próprio nome) decidi escrever alguns pensamentos que me permearam à mente em minha reflexão de final de ano. 

Óbvio que num tudo pode ser revelado, porém, aqui vão os tópicos mais importantes, na ordem em que aconteceram.

Primeiro, descobri que o Facebook é muito chato. Também, que as pessoas estão mostrando cada vez mais sua vida particular como fosse pública, ou seja, em outras palavras, mudou-se o conceito de tínhamos daquilo que é particular ou público. E isso muda muito a relação que tínhamos com o mundo, pelo menos nós, os mais antigos, que já passaram da faixa dos 50.


Continuo apaixonado pela mesma mulher, continuamos nos amando e nos apoiando. Como funciona? Construa uma história de vida e um amor que seja incondicional (o que é deveras difícil nos dias de hoje). Quem quiser saber mais sobre o amor, leia neste mesmo blog o artigo Sobre o Amor e o Amar.

Grandes perdas exigem grandes lutos. Foi e está sendo o caso com a literatura. Mais de doze anos de fortes estudos, três anos de escrita para um único livro e, literalmente, jogados na lata do lixo. Quem ler (ou conseguir ler) em Bala com Bala, no primeiro parágrafo da página 161 (cuja numeração dos capítulos foi tirada pela editora), temos “Tudo o que me interessa é a literatura”. Daí, pode-se ver o tamanho da perda, e o meu afastamento do meio artístico em geral. 


Mas isso já gerou outro artigo no blog: “Auld Lang Syne” ou, se preferir “Farewell Waltz”, que foi, com certeza, o artigo mais doído do ano de se escrever.

Como curiosidade (e é verdadeiro), ainda não consegui ler meu romance na publicação da editora. Tentei por cinco vezes e desisti, é impossível a leitura, pior do que a de um desses livrinhos da Sabrina, muito pior. Sem contar outros problemas (deixa quieto).

Continuo de luto, me recuperando. Abandonei meu segundo romance, que se chamaria Entre homens e anjos.

Ainda nesta semana, fechei minha programação para 2013 e muito do que está a ser feito partiu de conversas descontraídas na noite de Natal e no dia seguinte, na cozinha de minha namorada, com pessoas extremamente inteligentes. E aqui deixo como reflexão para os poucos que, certamente, irão fuçar esta postagem no meu blog.


Por questões emocionais, não se agarre àquilo que está dando errado. É difícil saber o ponto, mas tentar salvar alguém (ou algo) que se afoga é alto risco, pois provavelmente irá se afogar junto.

Tente, invente, faça um 2013 diferente (aproveitando o antigo mote da Globo). Renovação é importante ou, em outras palavras, não seja ou não aceite águas estagnadas em sua vida. Minha musa nesse sentido foi a amiga Leila, que deu uma virada de mesa total, inclusive, mudando-se de Santos para Belo Horizonte. Em busca de renovação, oportunidades. Parabéns, Leila, pela coragem.

Pessoas vitoriosas são extremamente dedicadas a seu trabalho. Não tem jeito: do couro sai a correia. Harmonia é importante, condição econômica boa para a família é importante, não se deve ter “vergonha” de buscar melhoras econômicas em sua vida. É legítimo e justo (inclusive rendimento com a Arte).

Origami + Dinheiro = MoneyGami

Cada um de nós faz escolhas. O resultado será o esperado? Provavelmente não, porém, se serão bons ou ruins é difícil dizer, somente se saberá “fazendo”. 

Faça e entregue ao Universo, que se encarrega do resultado. Quando algo vai deslanchar, geralmente dá sinais logo de início, portanto, não se prenda excessivamente ao passado e a fatores emocionais. Mais uma vez, não seja água estagnada. Não deu certo: mude.

Família é importante, ética é importante, amizades são importantes.

Portanto, obrigado 2012; porém, que seja bem-vindo o ano novo. A todos os amigos (ainda que eu ausente): saúde, paz e prosperidade.

Até os maias erraram em suas previsões. Portanto, finalizo com a palavra de ordem: RENOVE, construa um mundo diferente.


Receba o ano novo de braços abertos.

Seja bem-vindo, 2013.

Um comentário:

  1. Callegaro, o da OE!... Soube que todos lá perguntam por ti, e o Ian pergunta e se pergunta com medo da coincidência com Mhel e com dúvidas sobre como te encontrar. Eu, com um instinto internáutico mais apurado, achei teu blogue e tuas palavras. São tensas, em grande parte; mas, de outro modo, dizem "Estou vivo e por aqui!". Fico contentíssima de sabê-lo. Meu próximo passo: fofocar ao teu distante amigo Mau que ele pode se sentir tranquilo de novo - mesmo que teu silêncio venha sendo (e quiçá continue sendo) a resposta às tentativas dele de te encontrar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir