terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Grandes eventos, grandes tragédias

Hoje vou meter a mão em cumbuca alheia, falar de assuntos que não são do meu domínio profissional, porém, que tem me levado, assim como a número considerável de brasileiros (acredito), à preocupante questão da segurança em grandes eventos, os quais tanto eu, você, quanto nossos familiares e amigos frequentam.

Tudo começou com minha ida para São Paulo a fim de passar o carnaval em casa de minha namorada. Apesar de não ser apreciador dos desfiles do Rio, o que não via há anos, como ela gosta, ficamos os dois assistindo, na madrugada, até que o sono me dominasse, lá por volta das 1h30.

O que mais me impressionou, de diferente, foi o tamanho assustador que tomaram os carros alegóricos. Distante do carnaval há um certo tempo, fiquei surpreso com a extensão, altura e largura dos carros alegóricos o que acarreta, em opinião de leigo, até prejuízo para o sambista de avenida, porém, tudo hoje é competição e as escolas optam pelo que pode "trazer mais pontos". Aliás, faz tempo que as escolas viraram grandes negócios, espetáculos televisivos.


Porém, pelo pouco a que assisti, presenciei início de incêndio em dois carros alegóricos, uma pessoa que desmaiou em um deles e bombeiros que tiveram de resgatar, carros que se chocaram com árvores, postes e passarelas, além de dois destaques que caíram de seu veículo, um antes do início e outro na dispersão, pelo que entendi.

Quem tiver curiosidade, acesse os links aí embaixo:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2013/noticia/2013/02/unidos-da-tijuca-enfrenta-problemas-durante-desfile-na-sapucai.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2013/noticia/2013/02/destaque-tem-contusao-no-joelho-apos-cair-de-alegoria-da-portela.html



Fiquei com a certeza de que assistia a um espetáculo que, a qualquer momento, poderia se converter em tragédia. E pior, logo pela terça de manhã, fui avisado de que quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas em carro alegórico ao tocar fios de alta tensão, havendo descarga elétrica e incêndio neste carro. Ainda por cima, na cidade onde moro: Santos.


Recentemente, foi adiado, e em muito esvaziado, o lançamento do evento 500 Dias da Copa devido a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, cujas datas praticamente coincidiam. E quando lançam o evento, passado um ou dois dias, a avalanche gremista derruba o alambrado da nova Arena Grêmio e, por pouco, não causa nova tragédia no Rio Grande do Sul (isso porque o clube deixou a geral já "apropriada" para a tal avalanche).


Poderia postar aqui mais uma série de fatos inexplicáveis, como os problemas na reinauguração do Mineirão etc., porém, creio que o incêndio da boate Kiss e o absurdo número de mortos, a maioria jovens universitários, deixa claro que não dá mais para existir o "jeitinho brasileiro" em questões de segurança. Vide a quantidade de estabelecimentos noturnos que foram interditados após o incêndio na boate Kiss, e isso apenas porque, devido à comoção nacional, houve efetiva fiscalização (e não quebra-galho, jeitinho).

Iria colocar uma foto com os corpos carbonizados, contudo, como eu mesmo achei-a por demais mórbida, posto apenas a foto do local após o incêndio, onde ocorreu a morte de 239 pessoas (até o momento), e cada um imagina o inferno em vida que foi aquilo.

Clique para ampliar

Próximo de Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, pergunto: ESTAMOS REALMENTE PREPARADOS EM QUESTÃO DE SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS? Ou continuarão a prevalecer os interesses econômicos de uma minoria, colocando nossas vidas em risco?

Deixo a questão em aberto para quem souber, ou puder, responder. E espero não seja esta uma postagem visionária.


Um comentário:

  1. Nada visionária tua postagem. Não posso responder, mas posso indignar-me. Sei que não basta. Então vamos berrar por todos os meios possíveis.

    ResponderExcluir