terça-feira, 4 de setembro de 2012

A pizza ruim de português

Indicada por um amigo, entrei na internet e fiz o pedido. Tudo como uma pizzaria deve ser: opção variada de sabores, qualidade compatível com o preço, atendimento rápido, pagamento em maquininha que trouxeram até minha residência, massa de qualidade, cobertura farta e saborosa.

Tudo caminhava bem, até o momento em que ao trazer à boca um pedaço da especial de abobrinha, eu olhei para a caixa e percebi uma informação ao consumidor sobre o horário de funcionamento, em que literalmente se lia:

Aberto de Segunda a
Segunda, de 12 às 00hs


Bom, ocorre que em tão curta mensagem existe um daqueles joguinhos dos 7 erros. Vamos encontrá-los?!



Em português, quando não iniciando período, os dias da semana e os meses devem ser escritos com letras minúsculas. Para quem estuda inglês, relembro, eles escrevem os meses e os dias de semana iniciando com maiúsculas, porém, em português, minúsculas sempre. Portanto: "Aberto de segunda a segunda".

A outra questão é sobre a grafia das horas, porém, já postei aqui mesmo no blog artigo a esse respeito, e sobre as unidades de medida em geral. Portanto, vou retomar o tema por cima, quem quiser saber mais, clique em http://marciocallegaro.blogspot.com.br/2012/03/como-escrever-as-horas-e-os-minutos.html. As unidades de medidas NÃO LEVAM "S" NO PLURAL, portanto: 3h, 9h, 12h, 23h etc.

Igualmente, no caso de zero hora, é 0h mesmo, não precisa repetir o zero, não existe valor para o zero a esquerda, assim como as pessoas grafam indevidamente os dias  02, 05, 08 etc. Não há necessidade. Por exemplo 2 de fevereiro e não 02 de fevereiro. Inclusive, as gramáticas e os manuais de redação (como a da Presidência da República) assim o indicam.

Outro problema que pouca gente se atenta é o seguinte: 24h e 0h, tecnicamente, é o mesmo exato momento (meia-noite).  Vou dar um exemplo real, e que me confundiu muito quando adolescente. Na minha certidão de nascimento diz que eu nasci às 24h do dia 12 de julho. Ora bolas, eu nasci de 11 para 12 ou eu nasci de 12 para 13?

Então, a gente grafa assim: quando se quer destacar a hora em que tal dia se inicia, grafa-se 0h; quando se quer destacar a hora em que tal dia termina, grafa-se 24h. Portanto, o dia 12 de julho começa às 0h e termina às 24h. Entendeu? Portanto, eu nasci na passagem de 12 para 13 de julho.

É simples, mas a mente da gente dificilmente se atenta para o fato, por isso se confunde - como se atrapalhou quem redigiu tal informação na caixa da pizza.

Então, o estabelecimento comercial fica aberto das 12 às 24h, porque o tempo vai para "a frente" e não volta "para trás".


O outro problema é uma situação de crase que pouca gente conhece (atenção concurseiros), e que vou começar explicando que crase é o encontro do "a" artigo com o "a" preposição, logo, precisa haver esses dois "as" para que a crase exista. Até aí, nenhuma novidade.

"Da", é a junção da preposição "de" mais o artigo "a". Portando, quando escrevemos "de", não existe o artigo; quando escrevemos "da", existe o artigo aí embutido.

Por consequência, se você escreve "de 12h as 24h", não se leva a crase porque, por paralelismo, se você não usou o artigo junto à preposição, também não deve usá-lo no restante da expressão. Então, não existe mais o encontro dos dois "as" e não deve haver crase. O  inverso é igualmente verdadeiro: "das 12h às 24h", porque você usou o artigo no primeiro termo, então, vai usar também no segundo, acarretando o encontro dos dois "as", portanto, crase.

Ainda tem dúvida? É fácil, basta seguir a regra de ouro da crase (que tudo mundo já aprendeu na escola): troque a palavra feminina por uma masculina e veja se aparece "ao" (preposição + artigo masculino). Uma palavra qualquer, não precisa ser necessariamente sinônimo ou, como em nosso caso, não precisa ser número. Vou inverter as horas para o leitor notar melhor: meio-dia é masculino (o meio-dia) e meia-noite é feminino (a meia-noite).

De meia-noite a meio-dia (não apareceu ao)

Da meia-noite ao meio-dia (apareceu o ao, logo, crase)

Paralelismo gramatical significa, em nosso caso, se você usou determinada estrutura no primeiro termo  de uma expressão, por paralelismo, deve repetir no segundo termo para dar coerência. Funciona assim também para as orações. Quem tiver dúvida, sugiro procurar em sua gramática ou jogar no Google.

Portanto, para os dizeres da caixa de pizza, o correto seria:

Aberto de segunda a
segunda, de 12h a 24h


ou

Aberto de segunda a 
segunda, das 12h às 24h


Opto pela segunda, porque soa melhor: "das doze horas às vinte e quatro horas" ou, melhor ainda, a gente interpreta direto, "do meio-dia à meia-noite".

E a postagem de hoje, amigos, certamente acaba em pizza.




7 comentários:

  1. Excelente texto. Bastante esclarecedor e útil.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fenomenal, meu amigo Márcio!!! Uma verdadeira aula de gramática!!!

    ResponderExcluir
  4. Marcio, a expressão correta deveria ser "de 12h a 24h" (ao invés de "de 12h as 24h") porque no caso só existe a preposição, e não o artigo. Mas o resto tá belezinha! Abração, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rafael, eu havia escrito assim quando da postagem inicial, porém, lendo no blog achei que estava errado, fui e "corrigi" (risos). Por isso é tão importante revisão. Abraço.

      Excluir