sexta-feira, 25 de abril de 2014

"Se eu largar o freio", Péricles

Vou falar de uma música lançada recentemente que me chamou muito a atenção, trata-se de Se eu Largar o Freio, composta por Carlos Caetano, Claudemir e Marquinho Índio, gravada pelo cantor Péricles (ex-Exaltasamba).


Conforme comentei no livro Como Escrever Letras de Música, é necessário equilíbrio entre música e letra, o que literalmente ocorre nesta canção que resolvi expor rapidamente hoje. Porém, o mais curioso é que a letra é de tão boa qualidade que o cantor (e/ou produtor) resolvem fazê-la, inicialmente na gravação, somente a cappella, isto é, somente voz, sem nenhuma outra espécie de acompanhamento. Inclusive, a música é assim também apresentada ao vivo, vide gravação nos Arcos da Lapa (CD e DVD), e perceba como o público se diverte!...

Ora, a letra é tão agradável, inteligente e bem construída que, ao se retirar o acompanhamento junto ao início da gravação, ao não existir mais nada para se prestar atenção além da letra, o ouvinte acaba se fixando naquilo QUE ESTÁ SENDO CONTADO.

Pergunto: "Em quantas composições existe a condição de assim se apresentar uma música?". Muito poucas, afirmo, porque as letras, no geral, chamam pouca atenção, cantadas a cappella torna-se impossível disfarçar a baixa qualidade. Conforme tenho comentado, as músicas, as gravações, superam em muito a qualidade das letras, que estão dia a dia mais sofríveis, o que não é o caso desta aqui que apresento hoje.

Repare na letra quanto ao explicado no livro a respeito de se contar uma história (mostrar), a questão da "materialidade", do uso dos substantivos etc.

Portanto, aí vai a dica de hoje, analise a letra dentro daquilo que já lhe foi ensinado e consolide um pouco mais de conhecimento.

Para checar a música do Péricles:

Para quem não conhece o livro:

Abraço a todos e bom trabalho com as composições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário