terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cuidado com o significado das palavras


Há cerca de um mês, os aeroviários decidiram entrar em greve. Para tanto, interromperam suas atividades e, portando extensa faixa, apresentaram-se diante do público, posando para os jornalistas que faziam a cobertura do evento. Na faixa, lia-se o seguinte: "PARALIZAÇÃO PELOS BAIXOS SALÁRIOS". E a foto foi estampada em vários veículos de comunicação.

A frase escolhida por tão nobres servidores acarreta dois sérios problemas: um ortográfico; outro, de significado. Primeiramente, a mensagem deveria ter como grafia a palavra "paralisação" com "s" e não com "z" - descuido que, de certo modo, causa estranheza partindo de um grupo de trabalhadores de bom nível intelectual. O outro problema, porém, apresenta-se ainda mais estranho, ora um tanto dúbio ora um tanto irônico.

A preposição "por" não somente estabelece eventuais relação de causa, mas também a de ser a favor. Observemos o exemplo:

Se preciso, ela morreria pelos filhos.
Ele torce pelo Corinthians. (e não para o Corinthians)

Portanto, ela morreria a fim de salvar os filhos, a favor dos filhos. Ele torce a favor do Corinthians (por isso não se deve usar o "para" nesses casos). Logo, ao se ler a referida faixa, deixa-se entender que os servidores estão em greve "a favor dos baixos salários" e não "contra os baixos salários", isto é, pedindo a redução desses, o que se trata de, no mínimo, um caso de incoerência textual, ou de desequilíbrio psicológico.

Certo está o jornalista que, em caso também recente, estampou assim a manchete de seu jornal:

"MÉDICOS DO SUS PARALISADOS POR MELHORES SALÁRIOS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário