quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Escrever um romance: planejamento ou "work in progress"?

Expandindo um pouco mais os conceitos comentados anteriormente, o escritor iniciante pode realizar um planejamento chegando à sutileza de definir até a quantidade de capítulos e o conteúdo desses. Aviso que tal procedimento não acarreta prejuízo na criatividade, por três motivos:

1) Raramente esse detalhamento chega a tal sutileza de definir seu pleno conteúdo, o que seria praticamente a escrita do romance em si;

2) Independentemente do planejamento, a escrita de cada capítulo, em si mesma, ganha vida própria e um livro, até sua finalização, de uma forma ou de outra, sofre um número incontável de modificações;

3) Para realizar tal planejamento, por si só, o autor será obrigado a usar o máximo de sua criatividade, esteja certo disso.

Também, todo trabalho, ainda que no modelo work in progress, exige ao autor, de certo modo, um planejamento ou, se preferir, uma maturação de ideias, cuja elaboração este acaba realizando, de uma forma ou de outra, nos interregnos da escrita (assim como existem infinitos níveis de planejamento, do mais grosseiro ao mais apurado).

Vou exemplificar o assunto com dois consagrados autores, ambos de meu agrado: Marçal Aquino e Mílton Hatoum.


Exemplificando o modelo "pôr a mochila nas costas e cair no mundo", cujo conhecimento obtive em conversa pessoal com este, encontrei uma postagem em que Marçal Aquino declara sua preferência pelo modelo não planejado (aos 2:54 do vídeo):

http://www.youtube.com/watch?v=rMhXMBf0eFg

Exemplificando o modelo "planejamento", temos o caso de Mílton Hatoum. Notar como o autor, apesar do "pensar antes", deixa boa parte do conteúdo em aberto, para preenchimento. Em outro vídeo, afirma que a melhor memória para a escrita é aquela memória "um tanto difusa", porque fica melhor para a criação, isto é,  preencher com a imaginação esses apagamentos; e não a memória mais exata, que seria determinada, fixa, "dura". Também, repare na questão da disciplina do escritor com a escrita. Obs.: já entra no vídeo tocando no assunto de nosso interesse:

http://www.youtube.com/watch?v=g9EwHRY9pm4

Para demonstrar esse  modelo citado (planejamento) quando usado com maior rigor, posto um vídeo que o detalha, e bem, em apenas dois minutos. Informo estar em língua inglesa, porém, bastante didático, de fácil compreensão.

http://www.youtube.com/watch?v=6K_1Vh0GT_U&feature=fvst

Espero que, assim, o assunto fique mais claro ao nosso visitante. Assistam aos vídeos e bom proveito. Porém, não pensem estar o assunto finalizado; breve, a ele voltaremos.

Abraço aos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário