quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sacolinhas plásticas II: o retorno

Primeiramente, agradeço a todos que se manifestaram verbalmente comigo quanto ao artigo de opinião Hurricane Smith e as sacolinhas plásticas, de 25/01, inclusive aos integrantes de um órgão público de peso que, por não poderem emitir opinião pública, manifestaram-se em off concordante com o artigo.

Também, fico feliz em saber que outros jornalistas e/ou blogueiros que, como eu, manifestaram-se não contra o uso da sacola biodegradável, porém, contra a forma como isso está sendo feito, ou seja, atendendo prioritariamente aos interesses econômicos dos supermercados.

Portanto, o primeiro motivo que me traz a esse novo artigo é repassar a decisão do Procon a respeito das sacolinhas, o que já foi amplamente propagado, e divulgar uma pessoa daqui da região, o João Gabriel, de São Vicente, que está trabalhando bem este caso, com vários artigos enriquecedores postados em seu blog http://www.blogdojoaogabriel.blogspot.com.


O segundo motivo, é uma bronca braba contra a Prefeitura de Santos, pois li em nosso Diário Oficial, de 30/01/12, que a coleta seletiva bateu novo recorde e, segundo o artigo, existe sim coleta seletiva em Santos, inclusive no bairro onde moro (Boqueirão de Santos) e de que tanto reclamei.

Bom, li a reportagem, fiquei com cara de tacho, consultei tanto a síndica quanto o zelador e... pasmem... não existe aqui no meu pedaço a tal propagada coleta seletiva de lixo. Passam do lado de lá do Canal 3 (Gonzaga) e não do lado de cá (Boqueirão). Então, pergunto, cadê a tal coleta seletiva de lixo do Boqueirão anunciada no Diário Oficial? Se pelo menos houvesse grandes caçambas para se depositar ou realmente um cronograma de coleta aqui no bairro. Atenção: lembro aos amigos de que moro na Rua Pindorama, ao lado do Clube XV, agora também Ibis Hotel e Parthenon, encostado à praia, e não existe coleta seletiva de lixo.

Nesta semana, fui ao supermercado aqui próximo, de carrinho de feira. Como havia previsto, o espaço de gôndola ocupado pelos sacos de lixo tradicionais triplicou, inclusive, com destaque para aqueles que ostentam a marca do próprio supermercado. Algum biodegradável? Algum com recomendação de como separar e reciclar o lixo? Decerto que não. Igualmente, as sacolas retornáveis vindas do Vietnã proliferam por aí... sacolas do Vietnã? Isso mesmo, colegas, verdadeiras ecobags do Vietnã!!!...


Resumindo a história, paguei R$ 16,90 por 60 saquinhos de 15 litros que se diz "sustentável" (I'm green, ele se diz). Na parte de trás, consta que a matéria prima é 100% renovável (?), e que o plástico verde é produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar (?). Ah, também que o material é reciclável (mas será biodegradável?) e a tecnologia é 100% brasileira.

Bom, agora eu pego um monte de pets, embalagens plásticas, isopores, tubos plásticos, latas em geral, ponho em meu saquinho de lixo sustentável (?) e vai tudo junto, compactado na caçamba junto com material orgânico, para algum depósito de lixo (aterro sanitário). Aliás, como os sacos são de 15 litros, provavelmente tenha de colocá-los em saco maior, ainda não "sustentável" (!).

E quando alguém descobrir quando tempo demora de fato para essas novas sacolas se degradarem, e em que condições, por favor, me avisa. Também, se esse "sustentável" significa "degradável" ou se estou bancando mais um verde otário.

"E la nave va", ou se o amigo preferir, "vamô qui vamô" (tudo por um planeta mais saudável).



Nenhum comentário:

Postar um comentário